quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 parte 1

Mais um ano chega ao fim… E chega ao fim de forma marcante para o universo musical.
2009 se encerra levando o título de “O ano do inesperado”. Esse foi o ano em que tudo o que parecia previsível acabou não acontecendo e tudo o que parecia impossível aconteceu.
Vamos começar essa retrospectiva falando acerca do maior acontecimento do ano. A morte do maior ícone vivo da música pop: Michael Jackson. O dono do álbum mais vendido de todos os tempos da música (Thriller) parou o mundo no dia 25 de junho ao sofrer uma parada cardíaca em sua casa no estado da California/EUA. Foram semanas de especulações e boatos intermináveis, que favoreceram o mercado fonográfico e os cofres da gravadora do artista. Se por um lado o público pôde conferir a um documentário do artista nos cinemas no final do ano, a série de 50 shows que Jackson faria neste ano acabou virando lenda.
Por falar em SHOWS, o Brasil recebeu vários em 2009. Esse ano foi repleto de grandes nomes da música mundial performando por aqui.
http://popline.mtv.uol.com.br/images/rradio.jpg
Teve para todos os gostos: Elton John e James Blunt para o público “masculino”; Iggy Pop, Faith no More, AC/DC e KISS para o público adulto; Franz Ferdinand e Oasis para os mais jovens; Jonas Brothers e McFly para o público infantil; Mariah Carey no Fashion Rocks para o público ligado à moda e Radiohead para o público alternativo. Foram incontáveis nomes como Lily Allen, Colbie Caillat, Ciara, Iron Maiden, David Guetta, Jason Mraz, Alanis Morissette, Diddy, Estelle, Backstreet Boys e outros que nos tomariam muitas linhas nessa retrospectiva.
http://popline.mtv.uol.com.br/images/rximbica.jpg
A música também se viu invadida por febres musicais da internet. Se em anos anteriores esse meio nos deu artistas como Mallú Magalhães e Katy Perry, em 2009 ganhamos fenômenos excêntricos como Susan Boyle, a senhora de 48 anos que invadiu o Youtube com sua apresentação de “I Dreamed a Dream” em um programa de calouros britânico que, com muito marketing, fez o público chorar e se emocionar. O patinho feio não ganhou a competição, mas no final de 2009, lançou seu cd e virou cisne com quase 3 milhões de cópias vendidas em 3 semanas. No Brasil, a nordestina Stefhany, foi quem invadiu as emissoras de TV com sua versão de “A thousand Miles” de Vanessa Carlton. Com um videoclipe inspirado em artistas como Beyoncé, a jovem ganhou fama como Stefhany do Crossfox.
Não demorou muito para surgir uma rival para Stefhany: Ximbica invadiu a rede com suas versões musicais de artistas como Madonna e Mariah Carey e se tornou o fenômeno virtual deste final de ano, que também teve como destaques da rede o funk das Garotas da Laje, o funk do “Pedro me dá o meu Chip”, o hino nacional de Vanusa, e as versões de Valmir e Josy.
2009 foi um ano repleto de músicas de sucesso. Entretanto, podemos dizer que tivemos três grandes hits. Músicas que dominaram os Charts Musicais de todo o planeta ao longo do ano.
http://popline.mtv.uol.com.br/images/gaga.jpg
A começar pelo maior nome feminino de 2009: Lady GaGa. A cantora começou em 2008 com o sucesso de “Just Dance” e suas performances diferentes para suas canções. Em 2009, “Poker Face” foi #1 nos quatro cantos do planeta e alçou a artista ao hall da fama mundial, arrancando elogios de nomes como Madonna e o título de Cd mais vendido no mundo este ano com “The Fame” e suas edições especiais.
O Black Eyed Peas foi o detentor dos outros 2 hits do ano: “Boom Boom Pow” e “I Gotta Feeling” fizeram a cabeça do público jovem em todo o mundo. Com esses hits, o quarteto passou 26 semanas consecutivas no #1 do hot100 da Billboard, que é a parada musical mais importante do planeta, fato que os colocou no Livro dos Recordes Guiness.
Uma das grandes surpresas do ano foi Taylor Swift. A cantora de pop-country americana, de apenas 19 anos se manteve ao longo de todo o ano na lista dos Cds mais vendidos nos EUA com o álbum “Fearless”, emplacando hits como “You belong with me” e “White Horse”.http://popline.mtv.uol.com.br/images/rtaylor.jpg A cantora se tornou motivo de muitos questionamentos em premiações musicais. A começar pelo Country Music Awards, renomada premiação da música country americana na qual ela acabou levando 4 prêmios, dentre os quais o prêmio de artista do ano. Nomes como Wyonna Judd, Randy Travis e Chet Flippo questionaram a premiação. Entretanto, o acontecimento mais novátel com Taylor Swift e seus prêmios aconteceu no Mtv Video Music Awards, quando ao receber o prêmio de Melhor videoclipe feminino, o rapper Kanye West, indignado, invadiu o palco, tomou o microfone de sua mão e disse que o prêmio deveria ter sido dado a Beyonce ao invés de Taylor Swift.
Por falar em Beyoncé, a cantora lançou o videoclipe mais marcante do ano. “Single Ladies”, apesar de simples, trouxe uma coreografia copiada por milhares de pessoas pela internet. http://popline.mtv.uol.com.br/images/rbey.jpg
Para Beyoncé, 2009 foi um ano bem sucedido no ramo musical. Além de “Single Ladies”, o álbum “I am… Sasha Fierce” deu à ela grandes hits mundiais, como “Halo”, a música mais tocada nas rádios brasileiras nesse ano.

Em 2009 tivemos um novo recorde de permanência nas paradas americanas. Jason Mraz emplacou o hit “Im yours” em terras americanas com tamanha estabilidade, que acabou durando 76 semanas no Hot100 da Billboard. Exatamente! A música passou mais de um ano no Hot100 da Billboard. O recorde anterior era da cantora LeAnn Rimes em 1997 com “How do I” que permaneceu 69 semanas no Chart. O sucesso de Jason Mraz ultrapassou as barreiras da América do Norte e ele acabou conseguindo emplacar na Europa, Oceania e até no Brasil, onde esteve no final do ano para divulgar seu álbum e fazer shows.
http://popline.mtv.uol.com.br/images/rmiley.jpg
No ramo infantil, Miley Cyrus foi o grande expoente. O sucesso do seriado Hannah Montana foi parar nos cinemas e a atriz lançou a trilha sonora do filme e seu segundo trabalho solo. Ambos venderam milhões de cópias pelo mundo. Miley Cyrus conseguiu também o maior sucesso musical de sua carreira até o momento: “Party in the U.S.A.” atingiu o #2 dos charts americanos: melhor marca já atingida por um artista da Disney.
Britney Spears, a rainha do playback, pode se orgulhar de 2009. Sua turnê mundial foi uma das mais lucrativas do ano
.http://popline.mtv.uol.com.br/images/rbrit.jpg
Apesar das corriqueiras polêmicas com relação à dublagem, mais de 90% dos ingressos de sua turnê foram vendidos e a conta bancária de Spears ficou ainda mais gorda.
A cantora ainda lançou a segunda coletânea de sua carreira, que trouxe o terceiro single de sua carreira a atingir o #1 dos Estados Unidos. “3”, que fala se sexo a três, estreou no topo do chart da Billboard, fato que não acontecia com nenhum artista há anos.

                apresentações e premiações nas américas
Este ano estava cheio de apresentações nesse mundo vamos começar com o American Idol (dos EUA) onde o grande vencedor Kris Allen ganhou do favorito Adam Lambert.
veja a audição dele para o American Idol. E depois ele cantando Man in the Mirror no (Top 36)






veja agora a audição do Adam Lambert. E depois ele cantando black or white.



Nenhum comentário:

Postar um comentário