quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Entrevista: Hevo84 no Site Vagalume

Naturais do estado do Paraná, os integrantes da banda Hevo84 fazem parte da geração 2.0 e têm total noção disso. O quarteto sempre usou a internet como uma ferramenta valiosa de divulgação. E muito frutos foram colhidos desde então.

Prova disso foi assistir suas músicas como destaque em programações de canais de TV de grande audiência: na MTV, aconteceu a estréia da música A Vida é Minha. Na Rede Globo, o sucesso Passos Escuros foi destaque em Malhação e ganhou destaque na trilha sonora da série.

O Vaga-lume conversou com o vocalista da banda, Renne, que nos contou sobre a história do Hevo84 e também sobre o novo CD da banda. Confira a seguir:  Entrevista

Conte para a gente a história antes da banda. Como vocês se conheceram e tiveram a idéia de formar a banda?

Eu e o Fernando (guitarra) nos conhecemos no colégio, por volta da 5ª série. A gente trocava jogos de videogame o dia inteiro. Eu já tocava piano e fazia algumas coisas de som, mas o contato foi ali.

E depois nessa amizade, a gente queria fazer uma banda. E quando a gente tinha uns 15 anos, nós resolvemos nos juntar para fazer um som e aí rolou.

Então, quando fomos para Curitiba conhecemos o Suspiro, que é o baixista até hoje, e o Lelo que na época, que era de Garapoaba e ele viajava até Paranágua para a gente ensaiar.
O Victor (bateria) foi o ultimo a entrar na banda, isso faz uns 3 meses. Ele é de Curitiba, de uma banda que produzi e gravei o Cd. Achei ele bacana, com uma bagagem musical boa e o convidei para fazer um teste e daí rolou. Nós conseguimos fechar um time bem legal, sendo dois de Curitiba e dois de Paranaguá, litoral do Paraná.


A internet é declaradamente a principal ferramenta de divulgação de vocês. Isso foi natural ou foi incentivado por alguém fora da banda?

Divulgação
Hevo84 letras
A banda Hevo 84
Na época que a gente começou a divulgar pela internet foi quando começou a se criar essa evidência do Orkut. Nessa época tinha o Fotolog, que era complicado divulgar, então começamos a divulgar pelo Orkut. Descobrimos algumas ferramentas e era mais fácil, pois criávamos as mensagens que queríamos enviar para a galera, fazendo propaganda e ficávamos o dia inteiro no “CTRL C + CTRL V”.

Fizemos comunidade. Quando deu cem pessoas na comunidade a gente comemorou, quando chegou a mil pessoas comemoramos também. Hoje temos mais de 60 mil. Está muito legal. E continua crescendo e nós sempre divulgando.

Depois pintou o Myspace, Facebook e agora o Twitter. Então, sempre tem meios que aparecem e vão se renovando. São ferramentas f****** para nós sempre estarmos divulgando.
E a gente, que sempre foi uma banda de internet... bem, sempre não né? Começamos pela internet e hoje em dia a divulgação rola por rádio e outros meios também, mas a gente continua batendo forte na internet que é onde o nosso público alvo usufrui muito, meio que todo dia. A galera que vai em nossos shows está sempre em contato direto com a internet.

Então, a gente sempre mantém o pessoal atualizado com a agenda e tudo mais. Então se rola um show na cidade da pessoa, ela já sabe e vai.


A banda está prestes a lançar um novo Cd. Vocês já podem adiantar alguma informação dele para a gente. O disco já tem nome?

Podemos adiantar que no novo CD teremos Longo Caminho (parte II), que é uma música que não temos em nenhum CD ainda. Tínhamos lançado a música apenas pelo Myspace, em uma brincadeira, para ver o que a galera achava e teremos ela nesse CD.

E vamos regravar uma faixa do nosso CD “Dias De Fuga”, que é Meu Mundo Sem Você e no CD a gente acabou a colocando porque é uma música muito boa, que a galera canta muito, sempre pergunta dela nos shows e então resolvemos regravá-la.

Serão cinco músicas inéditas e o resto do álbum serão as músicas mais bacanas, que mais viraram do nosso CD “84”, que é um CD antes desse. Temos o CD “Dias De Fuga e daí depois a gente fez uma pré do álbum novo e acabou virando uma demo que é o “84”.

Agora tem o disco novo, que vai se chamar “Hevo84”. Vai ter 13 faixas, vai vir com palheta para os fãs e a galera vai poder fazer colarzinhos e vai vir com material interativo com os dois clipes da gente. Então, o conteúdo do CD tá bem legal.


A banda foi ganhando notoriedade até conseguir aparições na MTV e na Tv Globo, na série Malhação. Isso foi algo que deixou vocês realizados ou a banda quer ainda mais?

Divulgação
Hevo84 letras
Os integrantes da banda Hevo84
É o lance de querer sempre mais e não parar. Quando a música entrou na novela, a gente teve a noção que era importantíssimo, mas não era o 100%. Era apenas mais um passo para continuar idealizando, para isso continuar crescendo. Era mais um tijolinho ali.

Quando a música entrou no CD da Malhação era mais um tijolinho, quando a música está bombando nas rádios, como agora, já é um grande degrau que nós subimos. Quando rolar em uma grande canal, como a Tv Globo, pintar em um “Faustão”, aí vai ser um outro lance.

Então, nós temos noção que é muito significativo, é muito importante cada etapa dessas, mas a gente mira algo bem alto. Tudo que está acontecendo, nós estamos obviamente trabalhando por isso. Mas, cada lance desses é um degrau de uma escada, em um topo que a gente quer chegar.

Depende de vários fatores: sorte, trabalho... estar no lugar certo, na hora certa. Depende muito da estrela de cada um. E tá rolando legal, um passo de cada vez e que venham os próximos.


Renne, conte pra gente de onde você busca inspiração para escrever suas letras. Existe algum lugar ou hora que sejam mais apropriados para compor?

Eu geralmente componho pensando em um resultado final. Eu não pego o violão e escrevo para ver no que dá. Eu já meio que foco em uma referência, tipo: “Hoje vou fazer uma balada”. Daí começo a fazer, busco umas influências legais, vou atrás de conteúdo, tento me atualizar bem para fazer um negócio bacana.

E eu gosto bastante do que eu faço e as letras da banda não giram em torno apenas de falar de amor, do menininho e da menininha. Tem outras coisas bem legais que a gente aborda. Longo Caminho (parte II) fala de dar um tapa na cara da galera que teve inveja da gente, que não acreditou no lance do Hevo84 acontecer e tal. São raps nos versos, que fala que somos do litoral e fomos para a capital e passamos dificuldade e tal.

A Passos No Escuro fala sobre o lance de sair de Paranaguá e ir para Curitiba arriscar, sobre largar tudo e mandar ver mesmo.
Então são vários temas bem legais, que nem sempre são sobre relacionamentos e é isso que eu acho mais bacana. No CD novo a gente tem outras músicas que também não falam necessariamente de amor. Os conteúdos são bem diversificados e eu acho que isso enriquece um pouco o trabalho, pois você sai um pouco daquele estereótipo da galera achar que você é emo por só falar de amor e decepções amorosas.

Eu falo algumas coisas sobre a gente e por outro lado tem outras coisas que é meio que tétrico, eu meio que me ponho em um personagem, “piro” em uma situação e vou escrevendo, escrevendo e escrevendo até fazer sentido, tudo certinho: contexto, buscar um refrão legal, deixar as melodias fortes, bem grudentas.
Eu faço por partes a música e viso esse resultado final pensando numa métrica, tipo: “Ah essa vai ser porrada. Essa vai ser balada”. Basicamente isso.


E entre suas composições existe alguma música preferida? Por que?

Divulgação
Hevo84 letras
Banda foi destaque na trilha sonora de "Malhação"
Eu acho bacana todas, mas aquelas que você acaba criando mais afinidade são as escolhidas como música de trabalho. Das música que a gente trabalhou, a que eu mais gosto é A Vida é Minha, que é a mais pancada no show e reflete bastante como é o Hevo84 ao vivo.
O legal é que quem ouve o CD da gente, não imagina como é ao vivo. Tipo, você ouve o disco e tem uma referência “X” . E você vai ao show, onde é mais forte que o CD, que é aquela coisa “bonitinha”, remixada. Por mais que seja pancadão, música rápida. No show tem aquela pegada de nós tocarmos ao vivo, correr de um lado para o outro e a galera da banda executa bem. Então, são dois lances bem diferentes.

A música que eu mais gosto de cantar nos shows e a galera canta bastante também é A Vida é Minha. E tem a Passos Escuros, que é a música de trabalho da gente agora, que tem bombado bastante e que é a música, sem sombra de dúvidas, que a galera mais canta em shows. Mas a minha preferida ainda é A Vida é Minha.


Pudemos acompanhar um de seus shows e notamos que existe uma amizade entre as bandas da cena que incluem artistas como Cine, Glória e outros. Existe alguma banda que seja amiga mesmo de vocês?

A gente nunca tentou se escorar em amizade para poder subir, para poder ter influência no mercado, nem nada. Nós sempre preferimos ir pela gente e quando você escolhe um caminho teu e você trabalha por ele, você o consolida com o tempo e isso se reflete lá na frente porque você percebe que não dependeu de muita gente para estar ali.

O que eu quero dizer é não na questão do depender de as pessoas ajudarem você, mas no sentido de banda, de fazer parceria. Então nós éramos uma banda de fora quando chegamos em São Paulo não procuramos a galera das bandas para poder crescer e aparecer.

Nós procuramos justamente o público, a gente visou divulgar para justamente quem interessava. E hoje a gente fez amizade com todas as outras bandas. Nós sempre nos cruzamos em apresentações ou abrimos o show para alguma banda. Nós sempre nos encontramos com a galera do Strike, do Fresno e é muito legal. São bandas inclusive da Arsenal (selo musical) também. Agora, teve uma tarde de autógrafo e a gente ficou o tempo todo com a galera do Fake Number. Então, através deste convívio de trabalho, a amizade meio que vem junto.

E isso é importantíssimo, mas não que a gente se escore nisso, para pedir para abrir show ou para fazer participação em show de outro grupo para aparecer. Nós não temos interesse não. Queremos ir mais por nós e quando todo mundo estiver bem, a gente bater no peito e sacar que dependeu só da gente.


Curiosidade dos fãs: o que Renne anda escutando em casa?

Divulgação
Hevo84 letras
Victor, Suspiro, Renne e Fernando
Escuto “Page Avenue” do Story of The Year, um CD muito legal que escuto até hoje. Eles lançaram dois CD’s depois, mas eu adoro esse.

Ouço bastante uma banda chamada Ivoryline e The Almost. Escuto também o Paramore e 30 Seconds To Mars. Uma mistura bem Hardcore e Pop. Eu ouço bastante coisa Pop por causa de voz, melodia. Eu prezo muito melodia boa, então tô sempre ligado no que tá rolando nessa praia rock pesadão com essa linha de frente mais Pop.

E também tem outras coisas mais “loucas”, de música eletrônica, que ouço também. Mas, é outro lance que já não serve tanto de influência para a Hevo 84. Temos bastante influência da praia Hardcore, praia do Pós Hardcore e nas bandas de Screamo.


Conte algum mico que a banda já tenha passado durante a carreira.

Rolou uma vez comigo, mas passou meio despercebido. E um show de uma rádio, eu falei o nome de outra!

E fora tombo em palco que você escorrega e cai. Isso acontece e é normal. Também de estar tocando ao vivo e ficar com vontade de ir ao banheiro e não dá para sair ali na hora , tem que esperar acabar o show.


Mande um recado para os fãs do Hevo84 no Vaga-lume!

Vou pedir para galera continuar acessando. Quem tiver interesse, logo vamos disponibilizar para o Vaga-lume em primeira mão as letras do CD novo, para todo mundo poder conferir as músicas com exclusividade!


Hevo84 letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário